sexta-feira, 22 de outubro de 2010



O Senado da França aprovou nesta sexta-feira (22/10) a reforma da previdência. A proposta do governo de Nicolas Sarkozy, que aumenta a idade mínima para aposentadoria de 60 para 62 anos gerou uma série de protestos e confrontos em todo o país nas últimas semanas, culminando na falta de combustível em diversas localidades.

Os senadores aprovaram a reforma com 177 votos a favor e 153 contra. O projeto agora passa por uma comissão parlamentar, que aperfeiçoará o texto final, que estão segue para o Conselho Constitucional, que é a maior autoridade legal da França.

Além do aumento da idade mínima para aposentadoria, os anos de contribuição para receber a aposentadoria integral passarão de 40,5 a 41 em 2012 e 41,3 em 2013. A reforma eleva também de 65 a 67 anos a idade para receber a aposentadoria integral.

Segundo o governo, essas medidas visam preservar o sistema de aposentadorias vigente, segundo o qual as pessoas ativas financiam as pensões. Ele considera que a expectativa de vida, cada vez maior, obriga as pessoas a trabalhar por mais tempo.

A maior parte da reforma será financiada com as medidas de aumento da idade de aposentadoria, e o resto virá de um aumento de impostos sobre os rendimentos e impostos sobre determinados produtos financeiros que subirão para 5 bilhões de euros anuais.

Reações

Os sindicatos e a oposição de esquerda criticam a reforma, dizendo que a conta da mudança deve cair sobre os mais pobres. Desde o dia 7 de setembro diversas mobilizações foram organizadas e os protestos cresceram na última semana, com o bloqueio de refinarias e greves em setores como o de transportes.



Os estudantes também participam das manifestações, pois sabem que a reforma irá fazer com que trabalhadores tenham de ficar mais tempo trabalhando e, assim, postos de trabalho deixarão de ser gerados para os mais jovens.

Os seis dias de protestos nacionais que ocorreram desde então - vários deles acompanhados de greves - mobilizaram entre 825 mil pessoas e 3,5 milhões, segundo a polícia e os sindicatos, respectivamente.




P.S. Engana-se quem pensa que os ataques à previdência social se resumem aos países europeus, como França e Grécia. Serra e Dilma já afirmaram várias vezes que pretendem fazer "ajustes" no sistema previdenciário brasileiro.

Dessa forma, a mobilização dos trabalhdores e estudantes franceses é um exemplo para as lutas que travaremos aqui no Brasil, contra as reformas neoliberais que se avizinham no futuro próximo.

Fontes: Fundação Lauro Campos (www.socialismo.org.br) e Folha de São Paulo (www.folha.uol.com.br)

4 comentários:

  1. Boa tarde, sem outro lugar ao qual recorrer, venho ao bloq buscar informações sobre o local da nova sede da UES em Santarém, pois minha carteira de estudante já deve estar pronta, porém não encontro em lugar algum informações sobre onde busca-la. Por favor poderiam passar um numero de telefone ou qualquer outra informação, grata desde de já.

    ResponderExcluir
  2. Olá, como a pessoa que comentou anteriormente eu gostaria de saber informações sobre a sede da UES, pois preciso muitissimo tirar minha carteirinha de estudante, e fui na sede da turiano, e estava fechada, sem a faixa, e o papel que estava escrito 'horario de funcionamento' estava rasgado! não vi outra forma de entrar em contato com vcs que não seja por aqui. Gostaria que me mandassem informações a respeito!
    julylp_3@hotmail.com
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Caras colegas, a UES tem o seguinte endereço: TRAV. TURIANO MEIRA, Nº 187, ALTOS (entre Av. São Sebastião e Mendonça Furtado).
    Infelizmente, na semana passada tivemos um grave problema estrutural (alagamento), devido à forte chuva que caiu na segunda feira (25/10). Por isso não abrimos.
    Mas já normalizamos os atendimentos desde ontem (dia 01/11).
    Nosso horário de funcionamento nesse período do ano é de 9h às 13h, de segunda a sábado.
    Qualquer dúvida, podem entrar em contato comigo: ibtapajos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ja tem um mes que encaminhei tds os documentos e taxas pagas e ate agora a minha nao foi feita pq da demora ?

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos