A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) pediu nesta segunda-feira (18) o "fim do autoritarismo" na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), sediada em Santarém. Ela lembrou que quando a Ufopa foi criada, em 2009, com a incorporação dos campi da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a população do oeste paraense comemorou, mas hoje, segundo a senadora, "há pouco a comemorar".
- O reitor pro tempore [temporário], professor José Seixas Lourenço, parece estar deslocado no tempo e reedita práticas comuns aos dirigentes de universidade à época do regime militar. Perseguições políticas e autoritarismo estão na pauta do reitor, galgado ao cargo graças a uma indicação do ministro [da Educação] Fernando Haddad - afirmou.
Marinor Brito disse que a comunidade acadêmica reivindica democracia, mas o reitor tem-se negado a discutir com a comunidade medidas para democratizar a gestão universitária. Ela informou que professores, funcionários e estudantes querem eleição direta para o cargo de reitor, constituição de um Conselho Universitário que represente os três segmentos da academia e discussão sobre a construção do restaurante universitário e da Casa do Estudante para abrigar alunos de municípios vizinhos.
- Solicito a imediata extinção dos processos administrativos que visam punir indevidamente alunos, funcionários e professores da Ufopa, bem como a imediata abertura de negociação acerca das propostas de democratização e discussão da atual estrutura acadêmica baseada no critério de ciclos - disse.
É com isso que essa senhora tá perdendo tempo???? poxa assim começo a gostar da volta do Jader!
ResponderExcluirSim, a senadora Marinor tá perdendo tempo defendendo os direitos do povo paraense e de todos os lutadores e lutadoras que não se calam diante das injustiças.
ResponderExcluirTrocar Marinor por Jader será uma grande derrota para o estado do Pará. Só não ver quem não quer..
Ainda bem que existe quem ainda olhe pelos problemas da educação pública, quem esteja a par da luta estudantil, principalmente por democracia!
ResponderExcluirDuvido se agora com Jader, teremos esse feito !
Quem é ela pra falar de democracia, quando contrariada parte pra porrada! Uma fascista que está no congresso, já vai tarde!
ResponderExcluirJá vai tarde essa defensora dos LGBTs e do fascismo!
ResponderExcluir