quarta-feira, 21 de outubro de 2009

São antigos os projetos que visam à apropriação das riquezas naturais da Amazônia, visto que um deles é construção de hidrelétricas como as que incluem os rios Xingu e Tapajós, sendo percebido a árdua mobilização para o inicio destes projetos.
Estive numa seção extraordinária da câmara de vereadores de Santarém, no dia 13 de outubro de 2009 e fiquei surpresa ao ver que a maioria dos vereadores mostraram-se contra a implantação das hidrelétricas no Tapajós, digo, pelo menos fizeram um discurso muito bonito e nenhum (até os que ficaram em cima do muro) mostraram-se a favor desse projeto.
Quando digo que fiquei surpresa, é que em Altamira infelizmente a situação não é assim, pelo contrário, muitos municípios vizinhos, através dos prefeitos e vereadores apóiam o projeto, e pra quem não acredita, vai o meu conselho: Vá em Altamira e logo verá camisas com:”EU QUERO A BARRAGEM”. Mas se caso tiver azar ou sorte, tente conhecer as principais lideranças que lutam todos os dias para que o Xingu continue vivo, pessoas como Dom Erwin Kräutler, Antonia Melo, uma das principais lideranças da resistência à construção da barragem e ligada a vários movimentos sociais, além é claro das lideranças indígenas como Ozimar Juruna e José Carlos Arara.
Como estou recentemente em Santarém, talvez seja por isso que vejo que as discussões em relação a esses assuntos são mínimas, espero que a classe estudantil esteja preparada para lutar contra esses projetos que pretendem serem implantados no Tapajós, para que o circo que está acontecendo em Altamira, não se repita em Santarém, pois pode ter certeza que como todo bom espetáculo o que não falta é palhaçada. Esperamos que com o apoio da população ao lado dos movimentos sociais consigamos repelir com veemência a construção dessas hidrelétricas.

Um comentário:

  1. Não há dúvida que a entidade deve estimular a discussão sobre os projetos de hidreletricas da Amazônia, considerando as especificidades das comunidades tradicionais e dos ecossistemas em risco.

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos