terça-feira, 31 de agosto de 2010



O Grito dos Excluídos é um conjunto de eventos e mobilizações que se realizam todo ano na Semana da Pátria, ou seja, de 01 a 07 de setembro, ou um pouco antes, dependendo da realidade local.

Não se trata exatamente de um movimento ou campanha, mas de um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

O Grito, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
1)Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
2)Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
3)Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Este ano, o tema do Grito dos Excluídos é “VIDA EM PRIMEIRO LUGAR: ONDE ESTÃO NOSSOS DIREITOS? VAMOS ÀS RUAS PARA CONSTRUIR UM PROJETO POPULAR”.

Em Santarém, o Grito dos Excluídos ocorrerá na noite do dia 04 de setembro (sábado), momento em que haverá grande concentração de pessoas na avenida tapajós, por conta do desfile das escolas em homenagem ao Dia da Pátria.

A concentração se dará a partir das 18 horas na Praça Tiradentes, com caminhada até a Praça da Bandeira, onde acontecerá uma programação cultural até as 21 horas, que consistirá em apresentações de músicos da região, de grupos de teatro popular e de carimbó, dentre outras atrações.

Os principais temas do Grito em Santarém serão: a) o impacto das Hidrelétricas na Amazônia; b) Ética na política e nas eleições: a campanha “Ficha Limpa”; c) o plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra; d) a situação da educação pública no estado do Pará e em Santarém; e) a presença ilegal da Cargill em Santarém; e f) a exclusão vivenciada por milhares de jovens e trabalhadores na nossa região.

Contamos com a participação de todos(as) nessa grande manifestação popular.

Um comentário:

  1. Pessoas leitoras do blog da UES, só para dizer que a concentração para a caminhada do grito será na praça Tiradentes a partir das 17 horas e saída as 18 horas até a praça da Bandeira.

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos