terça-feira, 25 de agosto de 2015




A Direção da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) vem a público REPUDIAR a atitude da Coordenação da Universidade Paulista (UNIP), Polo de Santarém, de impor aos estudantes concluintes uma taxa de R$ 300,00 como requisito à participação dos mesmos na cerimônia de outorga de grau este ano. A cerimônia está marcada para o dia 17/09/2015, e só poderão participar dela os acadêmicos que pagarem a referida taxa “simbólica” para a UNIP e a empresa Mais Formatura, que está organizando o evento. 

Há cerca de um ano, estudantes de vários cursos da instituição – com destaque para os acadêmicos de Administração/Turma 2011.2 – vêm tentando dialogar com a Coordenação para que reveja a cobrança da referida taxa, que é absurda e ilegal. Mas a Coordenadora da UNIP se mantém irredutível em violar os direitos estudantis e se recusa a negociar com os representantes das turmas. Situação essa que é inadmissível, pois receber o diploma com toda a solenidade faz parte do cronograma acadêmico de qualquer espaço educacional de ensino superior.

A UES repudia esse comportamento autoritário da atual gestão da UNIP, que age de maneira impositiva e restringe as portas da direção para o corpo discente da instituição. Fica bem claro que a instituição está visando apenas o lucro quando cobra uma taxa abusivamente elevada para realizar um evento que é responsabilidade somente da própria faculdade. Os custos da solenidade de outorga de grau já são cobertos com as mensalidades pagas por cada estudante. A cobrança de qualquer taxa para isto é ilegal.

Temos acompanhado a negligência da instituição de ensino UNIP com a qualidade da educação, que é tratada como mera mercadoria, quando em diferentes contextos não leva em consideração a qualidade dos conteúdos repassados – é recorrente o deslocamento de professores das suas áreas de atuação para outras, visando “economizar” recursos com corpo docente; há inúmeros transtornos com a infraestrutura, como se percebe na superlotação em salas de aula da maioria dos cursos, além da ausência de espaços de atividades lúdicas.

NÃO vamos aceitar a mercantilização da educação, nem o desrespeito aos direitos estudantis. A UNIP precisa respeitar os estudantes que confiaram nela seu investimento financeiro para galgar novas possibilidades com o ensino superior, e deve agora ouvir seus acadêmicos e democraticamente buscar soluções imediatas para resolver o problema posto em relação à cerimônia de outorga de grau.



UNIÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM (UES)

4 comentários:

  1. Eu lá quero minha formatura sendo manipulada por terceiros.lutemos pelos nossos direitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO E APENAS COM O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO QUE A MESMA FAZ ISSO, VOU CONCLUIR NESTE SEMESTRE E A COORDENAÇÃO NÃO ACEITA OUTRA EMPRESA A NÃO SER A MAIS FORMATURA PARA TIRAR NOSSAS FOTOS. SENDO QUE QUANDO EU ASSINEI CONTRATO COM A INSTITUIÇÃO NÃO HAVIA NADA INFORMANDO SOBRE EU TER QUE FECHAR CONTRATO COM A MAIS FORMATURA. DAIANA

      Excluir
  2. Isso é o que dá admitir qualquer faculdadezinha de funcionar e sabe Deus que "formação" esses alunos estão tendo, muitos levando o ensino "nas coxas" e fora a recepção que terão no mercado de trabalho. Lema: "Faz de conta que eu te ensino e você faz fé conta que aprende." :-/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anónimo.... temos sim um ótimo ensino... não é a unidade de ensino que faz o aluno mais sim a sua vontade de vencer uma coisa e a UNIP esta com essa gestão constrangedora e outra e vc por em dúvida os anos dedicados de todos os alunos

      Excluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos