segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


A comunidade de Cuipiranga será palco de um encontro que pretende destacar as atividades que valorizaram, este ano, a memória da Cabanagem. O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2011. Uma caravana sairá de Santarém, levando quem estiver interessado. A iniciativa é dos comunitários do lugar e tem apoio da Rádio Rural, dos Padres Verbitas, Franciscanos, do Grupo Consciência Indígena (GCI), do Diretório Central dos Estudantes da UFOPA e da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES).
Segundo a coordenação, o objetivo é “resgatar a memória da luta dos cabanos e homenagear aqueles(as) antepassados (as) que 175 anos atrás se levantaram contra a tirania e a dominação e em defesa da terra e do seu modo de viver em liberdade”. Cuipiranga foi o lugar que sediou o mais ousado e teimoso acampamento dos rebeldes no Baixo Amazonas. Estão convidadas todas as comunidades vizinhas, movimentos sociais e entidades de Santarém.
Na programação do Encontro, organizada pelo Prof. Dr. Florêncio Vaz (antropólogo da UFOPA), constam palestras e debates sobre a luta dos cabanos de ontem e as lutas sociais hoje na região, mostrando que a Cabanagem não foi um fato isolado e que ficou no passado apenas.
Na parte cultural haverá apresentação de grupos de folias de santo e grupos musicais, festa dançante em estilo tradicional e colocação de um monumento-memorial aos cabanos. Na ocasião, será ainda debatida a criação do MUSEU ABERTO DA CABANAGEM na própria comunidade de Cuipiranga e seu entorno, o que exigirá a continuidade da mobilização das comunidades e dos movimentos.
Para mais informações:
Florêncio Vaz (GCI): florenciovaz@yahoo.com.br
Ib Tapajós (UES): ibtapajos@hotmail.com

Um comentário:

  1. Quem se animar em participar deste evento, sejam bem vindos. No momento o que temos é a firme decisão de ir para Cuipiranga em um barco. Vai uma turma de estudantes da UFOPA, da União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) e do Grupo Consciência Indígena (GCI). O plano é sair de Santarém na noite do dia 6 de janeiro, para chegar a Cuipiranga na hora da Alvorada (dia 7), e ficar lá até o final (meio dia do domingo, dia 9). O barco seria o “hotel” de todos. O desafio está em encontrar esse barco. Se alguém tem um e quer apoiar nossa caravana, entre em contato. Caso tenhamos que fretar um, será cobrado um valor de cada participante, para custear o frete. Nada muito caro, pois Cuipiranga fica quase em frente a Santarém.

    Quanto à alimentação, os moradores estarão vendendo refeições. Mas sugere-se que cada um leve seu rancho, e lá no barco podemos fazer algo coletivo. Dá-se um jeito.

    Contatos e mais informações:Aqui no Blog da UES Florêncio Vaz (GCI): florenciovaz@yahoo.com.br
    Ib Tapajós (UES): ibtapajos@hotmail.com

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos