sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Texto da lavra de Leonardo Sakamoto
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram projeto que aumenta os vencimentos de deputados federais, senadores, presidente, vice-presidente e ministros para R$ 26.700,00 mensais. Esse valor representa mais de 52 salários mínimos. O mimo de final de ano passa a ser depositado em conta em fevereiro do ano que vem.
O PSOL, na Câmara dos Deputados, defendeu que o aumento se restringisse a uma compensação pelas perdas inflacionárias. A senadora Marina Silva (PV-AC) seguiu a mesma posição.
Contudo, muitos deputados e senadores devem ter pensado: “Imagina! O que vocês pensam que eu sou? Um cidadão comum?”


A Folha de S. Paulo apontou, em matéria, que o reajuste significa um aumento de 61,8% para deputados e senadores e de 133,9% para presidente e vice, que passam a ter salários iguais. A inflação no mesmo período foi menor que 20%.
Representantes políticos precisam ganhar o suficiente para desempenhar com dignidade o cargo para o qual foram eleitos. E só. Se quiserem acumular para si e para os seus que se dirijam para a iniciativa privada.
Sabe o que me deixa mais tiririca da vida do que aumento salarial no apagar das luzes do ano, feito a toque de caixa? É que os nobres parlamentares não usam a mesma celeridade para discutir temas que parecem não ser do seu interesse. Se pelo menos tivessem o mesmo empenho que têm por si, pelos amigos ou por seu pequeno grupo social, poderíamos dizer: “ah, eles ganham, mas trabalham para a sociedade em geral”.
Por exemplo, o Congresso Nacional tem repousado suas gentis nádegas em cima de projetos de leis que ajudariam a libertar e dar dignidade a muita gente. Como o que prevê que terras em que escravos forem encontrados sejam confiscadas – está engavetado desde 2004, aprovado no Senado e aguardando segunda votação na Câmara. Todos os partidos (com exceção do PSOL) se juntaram para aprovar o aumento nessa casa. Imagine se fizessem o mesmo por essa proposta? Ou por projetos que dizem respeito ao fim do trabalho infantil? Ou do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes? Ou do tráfico de pessoas? A lista é grande…
Demagogia? Pode ser. Mas a deles é maior. O fato é que a elite política está nua, aliás, sempre esteve. No máximo veste um tapa-sexo com os dizeres: “O último que sair apague a luz”.
E aí tem gente que reclama, outros batem palmas mas, no final, o que é imperdível mesmo é saber quem vai morrer na novela das nove.

2 comentários:

  1. Fiquei muito contente com a atitude dos deputados do Psol, os únicos coerentes nessa questão do aumento de salários dos políticos.
    Agora vejo que meus votos este ano valeram a pena...

    Cleiton Santos

    ResponderExcluir
  2. Cara, papo de dar reajuste de acordo com a inflação pra mim e tão podre quanto esse reajuste-atestado-de-filha-da-putice, deputados federais ganham aproximadamente 100 mil reais contando com seus benefícios, que englobam até auxílio-selo! Aff...

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos