segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


Foram encaminhadas propostas para resolver o atendimento de rotas de ônibus da UEPA e UFOPA.

Por Felipe Bandeira[1]

Mudam as cores do governo, mas em essência a população padece dos mesmos e velhos problemas. A questão do transporte público está caducando em Santarém e as soluções apresentadas são insuficientes. Isto porque se parte do pressuposto de que este é um gasto por demais oneroso para o município, e melhor mesmo é deixar a iniciativa privada organizar com “bem entender” a oferta do serviço. Para início de conversa, proponho repensarmos os adjetivos. Ruim continua sendo ruim.
Na última quinta-feira (21) ocorreu na SMT (Secretaria Municipal de Transporte) uma reunião onde foi discutido, sobretudo, a precariedade do serviço dos ônibus e a tarifa da passagem estudantil, congelada desde 2008 em 65 centavos.
O debate por parte do poder público girou em torno da “conciliação de classes”, alegando que os estudantes devem ter “maturidade” para entender as dificuldades empresariais frente a uma cidade sucateada em suas vias, e que seria razoável que a tarifa para os estudantes acompanhassem pelo menos o acréscimo da inflação.
Trocando em miúdos, pelo que ficou caracterizado é consenso por parte do poder público o aumento da tarifa estudantil. Enquanto UES e representante da categoria estudantil, defendi a permanência do congelamento. Não se pode livrar o Estado de suas atribuições.
O planejamento para esse setor foi sempre um grande mal entendido, nunca se pensou em resolver problemas, mas sim em empurrá-los com a barriga. Não teremos um transporte público de qualidade se não rompermos com esta lógica. Quem passa na catraca dos ônibus não pode arcar com todos os custos deste serviço.
Neste ano temos uma tremenda batalha: barrar o descongelamento da passagem estudantil! Esta é uma pauta inclusive pedagógica. E temos que nos apropriar cada vez mais deste debate.



Em relação a alguns encaminhamentos da reuião, alguns pontos devem ser esclarecidos e demonstra uma vitória para o movimento estudantil.

UEPA
A universidade Estadual do Pará é um caso emblemático em nossa cidade. Possui toda a estrutura para a oferta do serviço (parada de ônibus, sinalização, faixa de pedestre) e, no entanto, não há nenhuma rota de transporte coletivo que contemple os estudantes desta instituição.
Neste sentido, ficou encaminhado um estudo e análise do local por parte da SMT, e no máximo daqui um mês, ou seja, 21 de março, a secretaria irá efetuar, se preciso, licitação para uma nova rota de ônibus que atenda o local, ou repensar as rotas já existentes para passar em frente ao campus.

UFOPA
No caso da UFOPA, os problemas levantados foram as rotas de ônibus para o campus da Marechal Rondon - que se assemelha com o problema da UEPA (parada de ônibus, boa trafegabilidade das ruas) -  e no entanto, nenhuma linha atende a universidade.
Foi encaminhado uma revisão das rotas que já passavam por lá em anos anteriores, e no máximo em 2 semanas, ou seja, dia 7 de março, o problema estará sanado.
Sobre o campus Tapajós, a SMT irá notificar as empresas para cumprirem seus itinerários, e efetuar a fiscalização no local.     

Vamos ficar atentos com os prazos!

[1] Coordenador Geral da UES, estudante de Ciências  Econômicas – UFOPA e militante Juntos! Juventude em Luta!

Um comentário:

  1. Solução racional para o transporte coletivo
    Transporte coletivo vem sendo um dos problemas mais sentidos pela população do Brasil e origem de reações violentas, perturbadoras da ordem pública. A tarifa zero é perfeitamente justificável para quem necessita deste recurso para usufruir o direito constitucional de liberdade de locomoção. Torna-se, entretanto, muito injusta se usufruída por quem dela não necessita. Praticar o transporte gratuito através de empresas estatais tem sido um erro que não precisa ser novamente testado para se confirmar. Transporte é uma prestação de serviço e não um negócio para gerar lucro ou ser custeado por impostos gerais, pois estes são socialmente injustos. Partindo desta concepção, elaboramos uma alternativa para solução racional deste problema e sugerimos o acesso ao blog http://nossobrasilja.blogspot.com.br/ no qual está apresentada e disponível para ser implantada.

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos