segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Por Rayanna Dolores*


O dia do estudante nesse ano de 2014 em Santarém está tendo uma nova roupagem, carregamos conosco os reflexos da nossa combativa trajetória de luta de 2013, intensas mobilizações que culminaram no grande ato de junho que levou as ruas milhares de pessoas. Definitivamente, o sentimento de indignação e de anseio por mudança se alastrou na cidade mocoronga, um município tradicionalmente conservador e com travas reais à questão da organização de oposição. Nesse cenário a Ues que há 13 anos se organiza para defender os interesses estudantis foi e é até hoje protagonista desses grandes processos de conquistas e lutas. Sou diretora da UES a duas gestões, desde 2012, e acompanhei esse histórico de formação de levantes e fui peça humana de contribuição para uma nova chama de esperança impulsionada pela juventude do nosso país.


Hoje Santarém já amanheceu com seu cotidiano calor e com uma nova perspectiva, dia do estudante é dia de luta! O SINTEPP com o grande alunado secundarista e a gestão Nossa Coragem é o Medo Deles da União de Ensino Superior de Santarém (UES) foram às ruas e externaram mais uma vez suas problemáticas, com cartazes e palavras de ordem mostramos que a rua é nossa e que não cessaremos a luta, a educação está cada vez mais precarizada e em nenhum momento vimos ser prioridade de mandato dos nossos governantes a democratização e a qualidade da educação pública no Estado do Pará. Uma análise perspicaz do contexto histórico nos mostra que os grandes detentores do poder tem como estratégia a desvalorização da educação, mantendo assim a alienação política da população e é nesse contexto que a juventude deve movimentar-se sentindo latentemente as correntes que as prende e rompendo com a inércia e o senso comum, desenvolvendo a partir desse pressuposto uma nova capacidade de assimilação das diversas mazelas socias e em contrapartida a isso fazer um recorte de classes e viabilizar soluções imediatas a curto e longo prazo, numa esfera geral da história: Só a luta muda. Eu, Rayanna, diretora de universidades públicas da Ues e Bruna Vaz, diretora de movimentos sociais juntamente com nossos companheiros de luta Felipe Bandeira do movimento Juntos, Professor Maike Vieira, servidor técnico da UFOPA e o Professor Levi Freitas participamos hoje de uma palestra na Ulbra sobre a importância da organização estudantil, nosso intuito é auxiliar os estudantes secundaristas a construírem seus grêmios estudantis e organizarem-se ativamente, visto que na conjuntura da nossa cidade as entidades secundaristas representam a paralisação das atividades e demonstram a demasiada petrificação de direção, vamos ao combate desse retrocesso, entidades estudantis são para lutar pelas demandas e necessidades dos seus estudantes.

Contudo, Santarém já se mostra como uma nova cidade que está se remodelando, rompendo diariamente com imposições e desníveis sociais, a juventude protagoniza essa mudança e os estudantes encabeçam esse processo. Somos os filhos daqueles que derrubaram Collor, somos o legado do povo sofrido da ditadura militar, somos o reflexo de mil anos de opressão, somos a nova maré de força que unida representará o medo dos poderosos. Cada um de nós, estudantes, representam uma gota no oceano que inundará o município de Santarém com a ousadia dos que lutam e sonham, Parabéns à todos os estudantes de nosso município, em especial aqueles que participaram das atividades de construção que mencionei.


“Estudante na rua, a luta continua”.

----------------------
-Estudante de Ciências Econômicas na UFOPA, Diretora da UES, Diretora do DCDE-UFOPA, militante do juntos! e Coletivo feminista Juntas!  

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos