terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Por Felipe Bandeira *

István Mészáros, filósofo húngaro, afirmou certa vez que na Inglaterra, as forças trabalhistas lutavam não com uma, mas com as duas mãos atadas às costas. A primeira atada pelas forças hostis do capital e a outra pelo seu próprio partido trabalhista reformista. De fato, os trabalhadores ingleses ficaram perplexos ao verem que as bandeiras fincadas durante o período de luta contra o neoliberalismo ferrenho de Thatcher, serem recolhidas e cederem lugar as pautas burguesas que sempre negaram.
O Brasil parece ter passado pelo mesmo fato político. O reformismo fraco do PT e os ajustes econômicos apoiados sob as costas dos trabalhadores, mostram os limites políticos do conjunto de forças que se ergueram imediatamente após o fim da ditadura, consolidando-se institucionalmente com a vitória de Lula em 2002.  Daí em diante, o que ocorre é uma sistemática degeneração ideológica, materializada nas alianças com os setores fisiológicos do capital nacional e internacional.
            O que existe em comum no caso inglês e o brasileiro é o caráter transformista da política: partidos que historicamente defenderam a luta dos trabalhadores, agora desertam para as fileiras inimigas. Por outro lado, diferente da Inglaterra, no Brasil o que há é uma democracia fragilizada, submetida a uma estrutura de servidão econômica.
            Foi nesses marcos que, sobretudo, a partir do segundo mandato de Lula, foi possível certo crescimento econômico e o desenvolvimento de políticas sociais, mantendo intactas as velhas estruturas de concentração de renda do país. O quadro favorável das contas públicas possibilitou a implementação de programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, que, combinados com uma política fiscal de incentivo ao consumo e a expansão do crédito, possibilitaram o aumento de renda de parte da classe trabalhadora.
No entanto, a crise econômica modificou substancialmente esse quadro, piorando as condições de vida dos brasileiros. A política econômica do governo Dilma – de inspiração neoliberal - blinda os interesses das elites e reparte o ônus da crise com a classe trabalhadora. A exoneração dos impostos, como o IPI, sem contrapartida alguma do lado empresarial, mostra que o governo afrouxa a corda no pescoço dos ricos e aperta no do trabalhador, cujo rendimento médio não ultrapassa 1,5 salário mínimo.
A incapacidade de enfrentar rupturas, tragaram os governo petista a mais abjeta postura de defesa do capital. As altas taxas de juros e os níveis elevados da inflação, garantem lucros extraordinários aos rentistas e agentes financeiros. Ao mesmo tempo, oligarquias são fortalecidas, como a indicação de Helder Barbalho para o Ministério da Pesca, Kátia Abreu para Agricultura, Joaquim Levy para a fazenda, Cid Gomes para Educação e Kassab para o das Cidades, só para citar alguns exemplos. Ao vergar-se cada vez mais à direita, Dilma se distancia de sua própria base eleitoral, perde apoio popular e abre um grande espaço para o golpismo tucano.      
            Em artigo recente, publicado na folha de São Paulo, o líder do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, discute sobre o Golpe pela democracia, expressão cunhada pelo “golpista nato”, Carlos Lacerda. Boulos afirma que o Lacerdismo combinou o controle patrimonialista da imprensa e o servilismo aos interesses das elites.
Nos tempos de hoje, o Lacerdismo tem bico de tucano. As manifestações encabeçadas por setores conservadores pedindo o impeachment de Dilma, na verdade mostram que a velha máxima “O que não avança retrocede” é tão verdadeira quanto, o fato de que na política as coisas sempre podem piorar.
Vestidos de verde e amarelo, setores da burguesia e simpatizantes do período sombrio da ditadura, escondem que, na verdade, fazem parte da mesma política, cujo saque ao bolso do trabalhador sempre foi a regra. Pautas puramente reformistas e democráticas como a auditoria da dívida pública, a reforma agrária e reforma urbana passam longe das palavras de ordem. Seus discursos são recheados de nostalgia FHCniana.
A oposição de direita não se diferencia do governo pela postura ética, tão poucos pelo programa político. Envolvidos no mensalão tucano, em diversos escândalos de corrupção e dominando a décadas governos como o do estado de São Paulo, o PSDB, faz parte da tradição que pensa que a questão social é caso de polícia.
Mesmo que em muitos aspectos seja possível colocar um sinal de igualdade entre PT e PSDB, o que motiva os “coxinhas” a mobilizarem o impeachment de Dilma é a direção ideológica golpista, tão fértil na nossa democracia dos patrões e das baionetas.

Como afirma Boulos, os movimentos sociais enfrentarão o golpismo com a mesma energia que enfrentaram as medidas impopulares de Dilma. Resta-nos, desatar as mãos, ir pra ruas exigir democracia real, rechaçar os trustes políticos e pressionar por mudanças que sempre nos foram negadas. A alternativa é pela esquerda!
--------------------------------------------------------------------------
*É coordenador geral da UES, militante do movimento de juventude juntos! e estudante de economia da UFOPA.

Um comentário:

  1. Passem essa mensagem para o maior numero de pessoas possíveis!
    Queridos Cidadãos Brasileiros, como sabem atualmente queremos o impeachment de nossa atual Presidenta da Republica – temos que ser unidos e fazer muitos protestos e passeatas.
    Devemos considerar mais maneiras de protestar:
    No site: https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php?IND_IDIOMA=
    Neste site você pode enviar pessoalmente uma mensagem a nossa presidenta Dilma, enviem mensagens pedindo a ela que deixe o cargo de presidenta, pois o pais precisa de mudanças!
    Enviem a Presidenta argumentos do porque ela deve deixar o cargo, envie discursos ou simplesmente um pedido formal dizendo que como cidadão Brasileiro quer que um novo presidente(a) e um novo partido assuma o governo de nosso país.
    ATENÇÃO: Sejam respeitosos neste pedido, e de maneira alguma desacate nossa atual Presidenta. Se querem enviar uma mensagem a ela que a educação e a compostura seja mantida!
    Transmitam essa mensagem adiante, mesmo que você não queira enviar uma mensagem, ainda sim transmita essa mensagem para amigos, parentes, conhecidos e afins, é muito importante! NÃO ESQUEÇA QUE DEMOCRACIA SIGNIFICA O GOVERNO DO POVO, E SE ESTAMOS INSATISFEITOS DEVEMOS MUDAR O PAÍS PARA TERMOS UM FUTURO MELHOR!
    Ainda serei justo em dizer: Se Dilma for inocente que Deus a ajude, se Dilma for culpada que justiça seja feita e que ela seja substituída e que Deus torne essa alma uma alma benevolente!
    Não desejo mal a Dilma, apenas desejo o bem ao nosso querido pais e para população que aqui vive!
    Outra Dica:
    Peça apoio ao Partido Militar Brasileiro: http://www.partidomilitar.com.br/?page_id=35
    Neste site você pode enviar mensagens pedindo o apoio desse partido pela retirada de nossa presidenta do governo!

    Entrem no www.google.com.br ou www.baidu.com.br ou outro site de busca de sua preferencia e digite: Abaixo assinado pelo impeachment da Presidenta Dilma, assine quantos abaixo assinado encontrarem!
    Espalhem já essa mensagem!!!
    Nos Brasileiros Agradecemos Com Orgulho e Amor!!
    SEJAM FIÉIS AO NOSSO PAÍS.

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos