segunda-feira, 26 de abril de 2010

Respondendo à pergunta da Aparecida, estudante de Serviço Social da UFPI, trazemos aqui um pouco da história e do presente da nossa entidade, a UES, que representa mais de 10 mil universitários do município de Santarém/PA.

A União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém surgiu no ano de 1998 – em substituição à Federação das Entidades Universitárias (FEU) – como resultado de um processo de organização dos estudantes universitários santarenos em defesa dos seus direitos e interesses. Desde lá, a entidade fez uma trajetória de luta em defesa não somente da classe estudantil, mas da sociedade de modo geral, articulando atividades com vários setores sociais da cidade, como estudantes secundaristas, associações de moradores, sindicatos, movimentos sociais, ambientais, etc.

As bandeiras de luta da UES são várias: defesa dos direitos estudantis, como a meia-entrada em eventos culturais; luta por um transporte público de qualidade em Santarém, contra os aumentos abusivos na tarifa dos ônibus; luta por uma educação pública de qualidade em todos os níveis - o que implica na defesa intransigente do tripé ensino-pesquisa-extensão nas instituições de ensino superior, visando à construção e difusão de um conhecimento crítico e transformador.

Enfim, a UES luta por uma sociedade justa e igualitária, atuando em prol da melhoria da qualidade de vida da população. De modo a concretizar nossos ideais, realizamos diversas atividades e eventos envolvendo o segmento estudantil e a comunidade em geral. Além de ações institucionais – muitas das quais em parceria com o Ministério Público – e das conhecidas e impactantes manifestações de rua, a UES promove atividades culturais, congressos, debates, seminários e outros eventos visando estimular a participação ativa dos estudantes nos movimentos sociais em geral e no movimento estudantil em especial.

Ib Sales Tapajós
Coordenador geral da UES

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos