sexta-feira, 23 de abril de 2010



O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza no mês de abril a JORNADA NACIONAL DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA, que ocorre em memória dos 19 trabalhadores rurais assassinados no Massacre de Eldorado de Carajás, durante operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. O dia 17 de abril, data do massacre que teve repercussão internacional, tornou-se o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Depois de 14 anos, o país ainda não resolveu os problemas dos pobres do campo, que continuam sendo alvo da violência dos fazendeiros e da impunidade da justiça. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), foram assassinados 1.546 trabalhadores rurais entre 1985 e 2009. Em 2009, foram 25 mortos pelo latifúndio. Do total de conflitos, só 85 foram julgadas até hoje, tendo sido condenados 71 executores dos crimes e absolvidos 49 e condenados somente 19 mandantes, dos quais nenhum se encontra preso.

Além da denúncia da violência no campo, a Jornada tem como intuito disseminar no país o debate sobre a reforma agrária e pressionar o Governo a implementá-la. Para o MST, se trata de um projeto que tem necessariamente que resolver dois problemas históricos, que emperram as transformações do Brasil: a estrutura agrária injusta concentradora de terra, de riqueza e poder político), e o modelo de desenvolvimento que sempre produziu monocultura para exportação).

"Vamos trazer presente na nossa Jornada que a Reforma Agrária é um projeto de interesse de toda a sociedade, e não apenas uma disputa entre os pobres sem-terra despossuídos e os abastados latifundiários. Se do ponto de vista do desenvolvimento capitalista a Reforma Agrária foi descartada, para nós, Sem Terra, ela continua indispensável", afirma a coordenação do Movimento.

A Jornada deste ano trás como lema: "LUTAR NÃO É CRIME, em contraposição ao processo de criminalização dos movimentos sociais levado a cabo pela elites econômicas, pelos meios de comunicação e pelo próprio poder público no Brasil.

Informações extraídas do site do MST: www.mst.org.br

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos