quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fotografia: Ramon Santos
Em Assembléia Geral realizada ontem (13/04) na UFOPA, que contou com expressiva participação de estudantes, funcionários, professores e movimentos sociais, foi aprovada por unanimidade a proposta do DCE de estado de mobilização intensa. Ou seja, os próximos dias e semanas serão marcados por vários atos públicos em protesto à repressão política implantada pela Reitoria pró-tempore da Universidade.
A primeira manifestação já está marcada: será na próxima sexta-feira - dia 15 de abril de 2011, com concentração a partir das 16 horas em frente ao hotel Amazônia Boulevard, partindo em direção ao campus 1 da UFOPA, situado na Av. Marechal Rondon. Foi aprovada também a proposta de uma abaixo-assinado para coletar assinaturas de estudantes, professores, técnicos e da sociedade. 
O clima de indignação e repúdio às dezenas de processos administrativos instaurados pelo Reitor Seixas Lourenço é quase unânime na comunidade acadêmica e na sociedade civil organizada. O Prof. Luiz Fernando França assinalou que, em Assembléia Geral da categoria, os docentes da UFOPA decidiram por enviar um documento à Reitoria requerendo a invalidação das portarias que iniciaram os referidos processos. O servidor Eric Braga, por sua vez, afirmou que os técnicos-administrativos da Universidade, reunidos em Assembléia, também firmaram posição contrária aos processos administrativos.
As entidades estudantis presentes na Assembléia do dia 13 [UES e DCE/UFOPA] dispararam categoricamente: há um processo ditatorial instalado na Universidade Federal do Oeste do Pará.  "Não há fundamento jurídico razoável para a instauração de tais processos. O que existe é uma clara perseguição política a todos aqueles que contestam a atual gestão estabelecida na UFOPA. E isso é inadmissível numa Universidade pública, instituição cuja principal missão é produzir e difundir conhecimento crítico e voltado à resolução dos problemas da sociedade" - afirmou Ib Tapajós, coordenador da UES.
Além da comunidade acadêmica, participaram do evento várias entidades, movimentos sociais e sindicatos da região, como a Frente em Defesa da Amazônia (FDA), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (SINTEPP), Sindicato dos Professores de Santarém (SINPROSAN), Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (SINTSEP), dentre outros. Todos unânimes em se opor ao regime tirano em vigor na UFOPA.
A luta por DEMOCRACIA continua!
Confira no "Mais informações" o manifesto distribuido pelo DCE na Assembléia.

NÃO NOS CALARÃO!!!
Caros colegas estudantes, professores e técnicos da UFOPA, bem como sociedade em geral. Não podemos permitir que uma Universidade pública como a UFOPA continue sendo regida por uma TIRANIA POLÍTICA, que tem como principal expressão o atual REItor, José Seixas Lourenço – que nunca foi eleito pela comunidade acadêmica da UFOPA.
A REItoria não admite nenhuma crítica à sua gestão. Aqueles que ousam questionar o atual estado de coisas na UFOPA são ameaçados, constrangidos e, em muitos casos, punidos. Tudo é empurrado goela abaixo da comunidade acadêmica, sem nenhum diálogo – modelo acadêmico, restrições de acesso ao espaço físico da universidade, compra de um carro de luxo para o REItor, etc.
A gota d´água foram os processos administrativos instaurados pelo REItor contra um professor, funcionários e mais de 40 estudantes da nossa Universidade. Motivo? Eles ousaram desafiar os donos do poder, através de um ato público na aula magna do dia 18 de março de 2011 no hotel Amazônia Boulevard.
Independente da opinião individual de cada um sobre a referida manifestação, NÃO PODEMOS ADMITIR que membros da comunidade acadêmica sejam perseguidos por motivos políticos! Todos nós lemos nos livros de História que a Ditadura já é coisa do passado no Brasil. Ou será que não??
Se deixarmos as coisas continuarem dessa forma, estaremos legitimando um REGIME DESPÓTICO e OPRESSOR. Precisamos reagir energicamente e mostrar à REItoria que a comunidade acadêmica da UFOPA merece respeito.
NÃO NOS CALARÃO. CONTINUAREMOS FIRMES EXIGINDO DEMOCRACIA NA UFOPA. ABAIXO A REPRESSÃO!
#FORA REITORIA PRÓ-TEMPORE! DIRETAS JÁ!!

DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UFOPA

Leia mais:
Mensagens de apoio ao movimento estudantil

* Fotografias: Ramon Santos (Diretor de formação da UES)

7 comentários:

  1. Um verdadero show de democracia. parabéns aos corajosos alunos da Ufopa. continuem lutando por todos nós..

    ResponderExcluir
  2. Todo apoio à luta dos que ousam pensar por si mesmos!!

    ResponderExcluir
  3. NOTA DA REITORIA AOS ALUNOS DA UFOPA

    A Reitoria da UFOPA vem de público tranquilizar a todos os seus alunos de que nenhuma medida punitiva será aplicada a nenhum estudante matriculado na nossa Universidade!

    Como todos sabem, os episódios que redundaram no impedimento da realização da Aula Magna da UFOPA na noite de 18 de março passado obrigam a Reitoria, por lei, a apurar devidamente todos os fatos. No entanto, essa apuração é feita com base na lei dos servidores públicos federais.

    Ocorre que o estudante não é servidor público e, portanto, não poderá sofrer nenhuma penalidade prevista nessa legislação.

    Os procedimentos administrativos abertos para esclarecer os fatos e que precisam ouvir alguns estudantes se devem ao que determina as regras internas das universidades. No entanto, qualquer procedimento que obrigue a ouvir estudantes tem, antes de tudo, um caráter pedagógico e educativo, sem nenhuma intenção repressora ou punitiva, pois o fim maior da nossa Universidade é exatamente o nosso aluno e a adoção dos procedimentos corretos e adequados a sua plena formação, como alunos, profissionais e cidadãos. Nosso alunado é nossa razão de existir, merece, portanto, toda a nossa consideração, o nosso respeito, o nosso carinho e a nossa proteção.

    Em face disso, pedimos a cada aluno, a seus familiares e à sociedade em geral que fiquem tranquilos, não acreditem em notícias e boatos que tentam difundir o temor infundado no meio estudantil, pois a Reitoria da UFOPA é feita de educadores, de pessoas dedicadas ao ensino público, historicamente identificadas com a luta pela democracia em nosso país e que pensam, sonham e lutam por uma grande universidade, trabalhando com afinco por um ambiente acadêmico propício ao estudo, à convivência pacífica e à busca do conhecimento, onde o aluno é o nosso bem maior.

    Tenham convicção e confiança de que esta Reitoria da UFOPA é a maior parceira do estudante na busca e na luta pela realização do seu sonho, pois é o aluno a razão maior do projeto de uma nova universidade, para a construção da cidadania por meio da produção de conhecimento, inovação tecnológica, soluções sociais inovadoras, com o devido incentivo às novas ideias, aos que efetivamente querem e se dispõem a pensar um novo tempo para todos nós e para a nossa região.

    Todos podem discutir e se manifestar livremente, pois a democracia implica o respeito ao direito de todos e não apenas aos interesses de poucos. E não pode existir democracia sem respeito às regras democráticas.

    Nesse sentido, a Reitoria repudia os alarmes falsos contra os estudantes e reafirma que está ao lado de cada um dos seus alunos num contínuo processo de aprendizagem e de busca pela realização dos sonhos de todos nós!

    Santarém, Pará, 14 de abril de 2011

    JOSÉ SEIXAS LOURENÇO

    Reitor

    ResponderExcluir
  4. Servidores da ufopa que estão nos pad's estão utilizando os alunos da ufopa como massa de manobra!Até quando vcs irão escutar mentiras, está na hora de começar a ouvir os dois lados e tirar suas próprias conclusões.Alunos, não se calem! mas cuidado com o que voces escutam!

    ResponderExcluir
  5. Nota da Reitoria: conversa pra boi dormir. Tá na cara que a intenção do reitor era punir os estudantes. Não vai fazer isso porque tá isolado, foi colocado na parede pelo movimento estudantil. Seixas, admita: você sofreu uma DERROTA! FORA SEIXAS!!!

    ResponderExcluir
  6. O q te fizeram ("Estudante da UFOPA")lavagem cerebral, não me admira ser tão fácil manipular os estudante visto por esse comentário.Desde o início os discentes não seriam nem poderiam ser punidos. O que acontece que alguns alunos que participaram do movimentos serião punidos mas porque além de alunos TAMBÉM SÃO SERVIDORES.

    ResponderExcluir
  7. Até quando os cachorros da REItoria, vão insistir na idéia de que o aluno da ufopa é burro? medíocre? que não pensa por si?
    ACORDEM!!! Toda a comunidade acadêmica já se deu conta da MÁ administração dessa universidade.
    Universidade Nova só no nome, cadê os bilhões de reais da UFopa? Certamente não foi usado para comprar livros nem para construção de laboratórios.
    Insistir no argumento de que os estudantes são burros e não sabem o que querem é o pior argumento a ser usado.
    A UFOPA é nossa!

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos