sexta-feira, 24 de junho de 2011


Texto de Felipe Bandeira*

Na última quarta-feira (22 de junho), dia do aniversário de Santarém, estudantes promoveram uma pequena mas barulhenta manifestação contra a situação de abandono da "Pérola do Tapajós". Vozes indignadas embaladas pela eloqüência juvenil exclamavam em alto e bom som a palavra de ordem “Fora Maria!”. O ato contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, a maioria jovens estudantes secundaristas do colégio Santa Clara.
Os manifestantes concentraram-se durante a tarde em frente ao prédio da Prefeitura, e por volta das 18:30h, saíram em passeata direcionados à orla da cidade. Nas ruas de Santarém, os indignados santarenos denunciavam a péssima situação dos serviços públicos da cidade, como educação, saúde, transporte e infra-estrutura. No percurso, muitas pessoas que passavam em seus carros, ou mesmo homens e mulheres que corriam curiosos para a frente das suas casas, manifestaram apoio ao movimento.

Ao chegar à Orla da cidade, os manifestantes foram duramente reprimidos por seguranças da prefeita Maria do Carmo. Socos, pontapés e empurrões foram distribuídos a varejo aos que reivindicam um mínimo de comprometimento e respeito com os cidadãos santarenos. "Não é de agora que somos reprimidos com violência por essa prefeita", afirmou um líder sindicalista que também acompanhava o movimento.
Apesar de tudo, os gritos de protesto se intensificaram. Ao final do ato público, os estudantes – alguns machucados - saíram convictos da importância do movimento e da organização estudantil para lutar por melhorias em Santarém e contra os abusos dos donos do poder. A onda de protestos deve prosseguir nos próximos dias e semanas. A próxima ação dos indignados santarenos deverá ocorrer em frente ao Ministério Público, órgão no qual os estudantes apresentarão uma série de pautas a serem executadas pelo poder público municipal.
------------------------------------------
* Felipe Bandeira é diretor do DCE-UFOPA e militante do coletivo Romper o Dia!
# Fotos extraídas do blog Quarto Poder.

2 comentários:

  1. Fora maria!!! vc nao merece governar essa cidade!!

    ResponderExcluir
  2. Os estudantes começaram a agir, mas eles precisam do apoio das outras classes da população... Será a união do povo que tornará o movimento invencível! A comunidade santarena precisa se unir em favor de todos! Não se acanhem... Aderir ao movimento é a única forma de ajudar os jovens manifestantes. Aplaudir de longe é pouco!

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos