terça-feira, 5 de junho de 2012


A Audiência Pública realizada no dia 01 de junho na Câmara Municipal de Santarém consistiu num espaço importante de debate entre a comunidade acadêmica da UFOPA e a sociedade santarena. Nela foi discutida a forma como a Universidade vem dando seus primeiros passos, de forma antidemocrática e sem ouvir os estudantes, professores, técnicos e os movimentos sociais.
Na ocasião, foram apresentadas as principais denúncias de corrupção envolvendo a Administração da UFOPA. Ib Tapajós (ex coordenador da UES) expôs ao público os documentos e informações que fundamentaram a representação entregue ao Ministério Público Federal no dia 14/05/2012, onde DCE-UFOPA e UES solicitaram investigação sobre o superfaturamento nas contas da Universidade. A apresentação de Ib Tapajós pode ser vista AQUI.
A luta contra a corrupção na UFOPA tem sido um dos eixos centrais do movimento grevista de estudantes e professores da instituição, que exigem também a saída do Reitor Seixas Lourenço e a realização de eleições diretas para a Reitoria. Em consonância com tais anseios, foi aprovada no VI Congresso Universitário de Santarém uma Moção de Repúdio à Reitoria da UFOPA, em que os delegados do Congresso manifestam sua indignação perante a má utilização do dinheiro público da Universidade e exigem transparência e democracia na UFOPA.
O vídeo acima contém trechos da Audiência Pública do dia 01/06/2012, particularmente o discurso de lideranças do movimento estudantil santareno e também do diretor da UNE, Rodolfo Mohr, que declarou total apoio à luta dos estudantes da UFOPA, fazendo coro pelo “Fora Seixas!”.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos