terça-feira, 22 de março de 2011

Teve imensa repercussão a manifestação do movimento estudantil santareno ocorrida durante a aula magna da Universidade Federal do Oeste do Pará na última sexta-feira. Em resposta, a Reitoria da UFOPA divulgou nota de esclarecimento em que afirma estar tomando as devidas providências, com a instauração de processos administrativos disciplinares, para apurar e punir os responsáveis pelo ato "irregular".
Mais uma vez a gestão Seixas mostra sua face visceralmente autoritária e repressiva. O pró-reitor de planejamento, Sr. Aldo Queiroz, deu entrevistas à imprensa reiterando as ameaças contra os manifestantes. E, na manhã de hoje, tivemos notícia de que já foi instaurado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD)  contra o Professor Gilson Costa, que apoiou e participou da manifestação; bem como foi iniciada uma sindicância para averiguar quais acadêmicos estavam envolvidos no protesto, com vista à posterior instauração de mais processos disciplinares.
Essa atitude ditatorial da Reitoria tem provocado reações e repúdio por parte da comunidade acadêmica da UFOPA, bem como da sociedade em geral, que vêm se mostrando solidária ao movimento estudantil. O Blog do Jeso tem sido local de grandes discussões sobre o tema. Transcrevemos a seguir algumas das manifestações de solidariedade ao movimento publicadas no blog.

Paulo Lima (Professor universitário, do IESPES):
Muitos de nós participou com maior ou menor intensidade no movimento estudantil. O movimento estudantil tem uma história de contribuição para nossa democracia e para a formação de importantes lideranças nacionais. Muitos estão nos governos, nas entidades da sociedade civil, nas instituições de ensino superior ou com seus próprios negócios. O movimento estudantil deve ser estimulado e ser parte da vida social e política de qualquer processo de formação educacional. Se perdermos essa noção básica da democracia estaremos “castrando” a capacidade de criticar e sentir-se parte da construção da cidadania de nossos jovens. Pior, estaremos, na prática, violentando o passado de muitos daqueles que lutaram pelo reestabelecimento da democracia no Brasil e pela educação pública e gratuita de qualidade.
Como os jovens estudantes de Santarém e região eu me posicionei, muitas vezes em atos públicos e de visibilidade, contra a arbitrariedade da ditadura na universidade que estudei. Eu me sinto parte da transformação daquele modelo autoritário num projeto democrático de produção e circulação de conhecimento. Na UFRJ votamos na eleição de Reitor, participamos das reuniões do Conselho Universitário e temos espaços assegurados para as atividades do Diretórios e Centros Acadêmicos. Vejo como completamente anacrônica a posição da Reitoria da UFOPA em tomar medidas persecutórias aos estudantes que se manifestaram durante a Aula Magna. Uma gestão democrática não mediria esforços pelo caminho que é muitas vezes o mais difícil, o do diálogo e da construção política. É importante reconhecer o direito que os estudantes e os cidadãos têm de discutir o modelo adequado para a Universidade que representa o sonho e o futuro de muitos de nossos jovens.

Felipe Bandeira (acadêmico do CFI/UFOPA):
Existe uma mão conservadora invisivel que tenta reduzir a um grupo de bardeneiros todos os alunos que não se calaram diante da intolerância democrática da reitoria da UFOPA. Chega de comodismo, Educação não é só se infurnar em uma sala de aula, agora vamos as Ruas convocar todos os cidadãos que já se cansaram de migalhas. Todos estão convidados para participar da construção de uma universidade que atenda os anseios da nossa região.Nesta sábado dia 26 os acadêmicos e comunidade irão discutir sobre os caminhos de uma UFOPA mais democrática. Aos que pensam que politizar-se é uma burrice, não sabem os idiotas que são. Não sabem que a custa da sua ignorância é que se sustenta a corrupção, o tráfico, a violência. Vamos a Luta companheiros!

Em listas de email, também foram lançadas mensagens criticando o autoritarismo da Reitoria Seixas:

Prof. Ulysses Maciel (UFOPA):
O momento é difícil! A reação do poder é descabida, desproporcional e uma clara demonstração de força, objetivando intimidar aqueles que expressasm suas ideias contrarias. Não nos iludamos! Começa assim! Lembrem-se do famigerado Decreto Lei 477, filhote do AI5, e filhote de um paraense, o sinistramente famoso Coronel Jarbas Passarinho, aliás ministro da... educação do regime militar.

Prof. Marcia Saraiva (UFOPA)
Também manifesto meu profundo repúdio ao processo de intolerância e autoritarismo instaurado pela Reitoria. Todo apoio aos Estudantes e professores que lutam pela DEMOCRATIZAÇÃO na UFOPA.
DEMOCRACIA JÁ!

Prof. Ricardo Scoles (UFOPA):
Prezados, assino embaixo o escrito do Prof. Luiz Fernando e quero mostrar minha absoluta indignação pelo intento manipulador de criminalizar nossos estudantes por parte da Reitoria e todo o seu aparato mediático e humano (incluindo o Presidente do Sindufopa). Pela democratização da UFOPA e pelo respeito as nossos estudantes.

Prof. Luiz Fernando de França (UFOPA):
Prezado Professor Doutor Carlos França,
Li a sua nota de repúdio*. Olha, fiquei feliz. Há algum tempo esperava que o sentimento de “vergonha” o contaminasse. (...) Assim, para alimentar ainda mais esse seu profundo sentimento humano, listo abaixo algumas “vergonhas” que também não podem ser escondidas:
Vergonha1: líder sindical “envergonhado” desqualificando publicamente alunos da instituição em que trabalha, tratando-os como verdadeiros mamulengos-imbecis-mediocres-criminosos, mas que deseja colaborar na construção de mentalidades críticas, transformadoras e não-passivas;
(...)
Vergonha4: líder sindical “muito envergonahdo” difundindo a idéia equivocada de que temos alunos de duas instituições, como objetivo de provocar divisões/fragmentações entre os estudantes e materializar discursivamente um processo e exclusão e rejeição dos alunos da UFPA-UFRA, desqualificando inclusive os professores provenientes dessas instituições;
Vergonha5: líder sindical “envergonhado” que aplaude de maneira irresponsável e aceita naturalmente o discurso neoliberal/hegemônico da competitividade dentro do espaço universitário em nome da “universidade do futuro” e do discurso da “inovação” (para comprovar isso basta rever o vídeo com depoimentos de alunos/professores divulgado durante a aula magna);
Vergonha6: líder sindical “muito envergonhado” que acusa estudantes/professores de não apresentarem propostas para melhoria da UFOPA, mas que até o momento apenas tem se colocado como porta-voz da direção da universidade, o que configura um enorme risco para toda categoria.
Vergonha7: líder sindical “triste”, chateado, revoltado e “muito envergonhado” por considerar que um professor doutor não será punido pela direção da UFOPA. Absurdo!!! Presidente de sindicato, “envergonhado”, pede punição para um professor doutor, servidor público federal, por participar da manifestação!!!
Vergonha8: o texto que recebi do senhor; perdão colega, mas na minha modesta e sincera opinião, uma afronta a toda categoria!!!

* A resposta do Prof. Luiz Fernando foi dada a um texto do presidente do Sindicato dos Professores da UFOPA, o Sr. Carlos França, que desqualifica o DCE e todos os estudantes que participaram do ato público, bem como pede à Reitoria da UFOPA a punição do Professor Gilson Costa.

2 comentários:

  1. URGENTE: Carlos França caiu! A assembleia dos professores de ontem (23) o tirou da presidência do Sindicato. Derrota do fascimo na UFOPA. Vitória da democracia!

    ResponderExcluir
  2. Transcrevo a máxima procunciada pelo prof. Dr. Hélio Moreira, docente do Curso de Direito da UFOPA, durante a aula Magna de democracia de ontem : “Vivenciamos, atualmente, na Ufopa, um período de despotismo e temos um despota travestido de Reitor pro tempore em seu comando [1]“. Parabéns, professores Hélio Moreira, Luiz Fernando de França e a todos os outros docentes que, conjuntamente com os representantes dos técnicos e discentes, se propuseram a construir o Estatudo dessa Universidade para que, futuramente, tenhamos a tão sonhada eleição direta para Reitoria e, com isso, deixarmos para trás esse período marcado por ações e feições despóticas. Viva a DEMOCRACIA !!!

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos