O VI Congresso Universitário de Santarém, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio no IESPES, visa reunir os estudantes santarenos para debater a situação da educação superior no Brasil, na Amazônia e em Santarém. Para contribuir nessa reflexão coletiva, participarão do Congresso vários estudantes, professores, pesquisadores e ativistas de Santarém e de outros estados e municípios.
Dentre os participantes de fora, dois já estão confirmados na programação do evento: o professor Adilson Siqueira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e Thiago Aguiar, estudante da Universidade de São Paulo (USP).

A grande mobilização da comunidade acadêmica levou à queda do Reitor José Januário, envolvido em uma série de esquemas de corrupção que desviavam recursos que deveriam ser investidos na Universidade. Eleições diretas foram realizadas na UNIR, e a candidata Berenice Tourinho, apoiada pelo movimento grevista, foi escolhida para dirigir a instituição nos próximos 4 anos. A vitória de Berenice abre novas perspectivas para a Universidade Federal de Rondônia, que agora respira ares de democracia e de gestão coletiva dos assuntos relacionados à vida acadêmica de professores, estudantes e técnicos administrativos.
Com a presença do Professor Adilson Siqueira, os participantes do VI Congresso Universitário de Santarém terão oportunidade de entender melhor o processo de luta protagonizado pelos estudantes e professores da UNIR – sem dúvida alguma, uma experiência com a qual temos muito a aprender.
Também está confirmado para o Congresso o estudante Thiago Aguiar, que concluiu recentemente o curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e hoje é aluno do mestrado dessa instituição. Thiago esteve à frente do DCE-Livre da USP no ano de 2011, onde ajudou a construir importantes processos de luta dos estudantes paulistas. Atualmente é diretor de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), situando-se no campo da Oposição de Esquerda da entidade.

Em resposta à truculência da Reitoria Rodas, os estudantes da USP realizaram uma greve geral, exigindo a saída da PM do campus, bem como DEMOCRACIA na Universidade de São Paulo, inclusive com eleição direta para o cargo de Reitor, sem interferência do governo do estado. Durante a greve estudantil, o DCE-Livre da USP articulou grandes atividades, assembleias e manifestações de rua, que chegaram a reunir mais de 5 mil estudantes.
Assim sendo, a participação de Thiago Aguiar no nosso Congresso Universitário será muito importante, não apenas para tratar da mobilização da USP, mas também para analisar a situação do movimento estudantil brasileiro em seu conjunto, já que Thiago é diretor da UNE e, no último período, acompanhou importantes processos de luta em várias Universidades brasileiras, como a UFPR, PUC-SP, Mackenzie-SP, UFRGS e PUC-RS. No começo de 2012 esteve também na Grécia, aprendendo com a grande experiência de combate da classe trabalhadora e da juventude grega.
O objetivo da diretoria da UES, ao trazer Thiago e Adilson para o VI Congresso Universitário, é propiciar aos estudantes de Santarém a oportunidade de conhecer melhor e de refletir sobre a situação da educação superior no Brasil, bem como sobre outras experiências de luta e organização política a nível nacional e até mesmo internacional. Com isso, sem dúvida alguma, nosso evento será muito enriquecido.
Acompanhe, em breve, mais informações sobre a programação do VI Congresso Universitário de Santarém.
0 comentários:
Postar um comentário