segunda-feira, 16 de abril de 2012

O VI Congresso Universitário de Santarém, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio no IESPES, visa reunir os estudantes santarenos para debater a situação da educação superior no Brasil, na Amazônia e em Santarém. Para contribuir nessa reflexão coletiva, participarão do Congresso vários estudantes, professores, pesquisadores e ativistas de Santarém e de outros estados e municípios.
Dentre os participantes de fora, dois já estão confirmados na programação do evento: o professor Adilson Siqueira, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e Thiago Aguiar, estudante da Universidade de São Paulo (USP).
Adilson Siqueira (foto ao lado) é docente do Departamento de Ciências Sociais da UNIR e mestre em Antropologia pela UFPE. Adilson esteve na linha de frente do movimento grevista de professores e estudantes da UNIR, que paralisou as atividades da instituição durante mais de 2 meses, no segundo semestre de 2011. A greve foi um ato de protesto frente aos inúmeros problemas estruturais vivenciados na Universidade Federal de Rondônia.
A grande mobilização da comunidade acadêmica levou à queda do Reitor José Januário, envolvido em uma série de esquemas de corrupção que desviavam recursos que deveriam ser investidos na Universidade. Eleições diretas foram realizadas na UNIR, e a candidata Berenice Tourinho, apoiada pelo movimento grevista, foi escolhida para dirigir a instituição nos próximos 4 anos. A vitória de Berenice abre novas perspectivas para a Universidade Federal de Rondônia, que agora respira ares de democracia e de gestão coletiva dos assuntos relacionados à vida acadêmica de professores, estudantes e técnicos administrativos.
Com a presença do Professor Adilson Siqueira, os participantes do VI Congresso Universitário de Santarém terão oportunidade de entender melhor o processo de luta protagonizado pelos estudantes e professores da UNIR – sem dúvida alguma, uma experiência com a qual temos muito a aprender.
Também está confirmado para o Congresso o estudante Thiago Aguiar, que concluiu recentemente o curso de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e hoje é aluno do mestrado dessa instituição. Thiago esteve à frente do DCE-Livre da USP no ano de 2011, onde ajudou a construir importantes processos de luta dos estudantes paulistas. Atualmente é diretor de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), situando-se no campo da Oposição de Esquerda da entidade.
Assim como Adilson, Thiago Aguiar também tem muita HISTÓRIA pra contar. Em outubro/novembro de 2011, a USP vivenciou um grande processo de mobilização estudantil, frente aos ataques autoritários do Reitor João Grandino Rodas, homem de confiança do governador do estado Geraldo Alckimin (PSDB). Na gestão de Rodas, a USP passa por um processo de militarização, com a presença constante da Polícia Militar no campus. A título de zelar pela segurança dos estudantes, a PM vem sendo braço fiel de garantia da “ordem” na Universidade, a ponto de realizar uma operação com a presença de 400 homens da tropa de choque, cavalaria, grupos de ação especial e helicópteros - tudo isso para reprimir uma manifestação estudantil na Universidade.
Em resposta à truculência da Reitoria Rodas, os estudantes da USP realizaram uma greve geral, exigindo a saída da PM do campus, bem como DEMOCRACIA na Universidade de São Paulo, inclusive com eleição direta para o cargo de Reitor, sem interferência do governo do estado. Durante a greve estudantil, o DCE-Livre da USP articulou grandes atividades, assembleias e manifestações de rua, que chegaram a reunir mais de 5 mil estudantes.
Assim sendo, a participação de Thiago Aguiar no nosso Congresso Universitário será muito importante, não apenas para tratar da mobilização da USP, mas também para analisar a situação do movimento estudantil brasileiro em seu conjunto, já que Thiago é diretor da UNE e, no último período, acompanhou importantes processos de luta em várias Universidades brasileiras, como a UFPR, PUC-SP, Mackenzie-SP, UFRGS e PUC-RS. No começo de 2012 esteve também na Grécia, aprendendo com a grande experiência de combate da classe trabalhadora e da juventude grega.
O objetivo da diretoria da UES, ao trazer Thiago e Adilson para o VI Congresso Universitário, é propiciar aos estudantes de Santarém a oportunidade de conhecer melhor e de refletir sobre a situação da educação superior no Brasil, bem como sobre outras experiências de luta e organização política a nível nacional e até mesmo internacional. Com isso, sem dúvida alguma, nosso evento será muito enriquecido.
Acompanhe, em breve, mais informações sobre a programação do VI Congresso Universitário de Santarém.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos