quinta-feira, 12 de abril de 2012

Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de abril, mais de 150 estudantes da Universidade do Estado do Pará foram às ruas de Santarém protestar contra a atual situação estrutural da instituição. Acadêmicos de todos os cursos – Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Música e Educação Física – deram um grande exemplo de unidade e organização, reivindicando publicamente melhorias nas condições de ensino-aprendizagem da UEPA.
A principal pauta discutida no ato público foi a situação do “Prédio Azul”, interditado pelo Corpo de Bombeiros no dia 17 de fevereiro por oferecer riscos à segurança dos estudantes, professores e funcionários. Após quase dois meses da interdição, sequer foi iniciada a reforma do prédio, o que gera inúmeros transtornos à comunidade acadêmica. Muitos estudantes estão tendo aulas no prédio de uma instituição privada de ensino superior, que alugou parte da sua estrutura para a UEPA por um preço de R$ 25 mil reais por mês.
Para Mauro Vieira, integrante do Centro Acadêmico de Medicina, "o aluguel de outra estrutura física para nossas aulas é um ‘tapa na cara’ dos estudantes, pois esse dinheiro faz falta no dia-a-dia da Universidade. Para um campus que às vezes não tem condições de comprar um simples par de luvas para os cursos de saúde, repassar R$ 25 mil reais para uma instituição privada é um grande absurdo!”.
Além da situação do prédio azul, os manifestantes denunciaram também outros problemas vividos pela UEPA em Santarém, como a escassez de verbas repassadas pela Reitoria à Coordenação local. O presidente do Centro Acadêmico de Educação Física, Bruno Teixeira, afirmou que a falta de verbas é tamanha que nem a compra de Baygon tem sido feita. “Por isso, temos que estudar em salas repletas de mosquitos que transmitem doenças. Há até o caso de uma aluna vítima de dengue hemorrágica”.
Diante de tal situação, os estudantes se concentraram em frente à UEPA a partir das 14h; por volta das 15:30h, saíram em passeata pelas ruas próximas da Universidade, fechando por alguns minutos pontos de grande tráfego de veículos na Av. Magalhães Barata (Rodagem) e na Av. Silva Jardim. Nas falas, os manifestantes chamavam atenção para a situação da UEPA e para a necessidade de maior atenção do Governo do Estado ao ensino superior em Santarém.
A UES esteve presente no ato, dando total apoio à mobilização dos acadêmicos da UEPA. Ib Sales Tapajós, coordenador geral da UES, parabenizou os estudantes pela mobilização unitária de todos os cursos. “Esse processo de organização deve continuar, pois, além da reforma do prédio, temos inúmeras reivindicações que precisam ser atendidas, como a disponibilização de ônibus para os estudantes da UEPA em Santarém” – afirmou o coordenador.
12 de abril de 2012, dessa forma, pode ser considerado um dia histórico para o movimento estudantil santareno, pois, nesta data, os acadêmicos da UEPA deram um grande recado ao Governo do Estado e à Reitoria da instituição: o corpo discente de Santarém merece ser tratado com respeito e deve dispor de condições dignas para realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos