sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Grito do/as Excluídos/as é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito constitui-se numa mobilização com três sentidos:
• Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão;
• Tornar público, na rua, nas praças, o rosto desfigurado dos grupos do desemprego, da miséria e da fome;
• Porpor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação amplade todos os cidadãos/ãs.
Dessa forma, os excluídos brasileiros realizam em todo o país um conjunto de manifestações no dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar a atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social no nosso país. As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro, música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos, etc. Este ano o tema nacional do Grito é "Pela vida grita a Terra. Por direitos todos nós!".
Em Santarém, o Grito dos Excluídos será realizado no DIA 5 DE SETEMBRO, mesma data do desfile das escolas estaduais. Participarão desse momento de protestos a Diocese de Santarém/Pastorais e várias entidades do município, como a UES, UNECOS, FAMCOS, SINTEPP, SINDSAUDE etc. Este ano, os temas centrais do Grito em Santarém serão as políticas públicas de saúde, educação e infra-estrutura, cuja situação no nosso município piora a cada dia que passa. Além desses 3 eixos, várias outras pautas serão levadas à Avenida Tapajós pelos excluídos e indignados santarenos, a exemplo da construção de hidrelétricas na Amazônia
Participe conosco, traga o símbolo de sua indignação: bandeiras, catazes, faixas, músicas...

GRITO DOS EXCLUÍDOS 2011 EM SANTARÉM
Data: 05 de setembro de 2011 (Segunda-feira)
Local de concentração: Praça da Bandeira (em frente ao Correio do Centro)
Horário: a partir das 18 horas

Fonte: Comissão Organizadora do Grito 2011 de Santarém

Um comentário:

  1. Grito em Defesa da Amazônia em Belém
    Dia 07/09.
    Horários:
    Concentração - 08:00h
    Local - Escadinha.
    Caminhada - 09:00h
    Trajeto - Escadinha até Pça da República (Belém - PA)

    Vídeo para mobilização: http://www.youtube.com/watch?v=cOCqYVkaaCg&feature=related

    Divulguem e mobilizem em suas cidades. O grito é de tod@s nós!

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos