terça-feira, 17 de maio de 2011

No próximo dia 19/05 (quinta-feira) não haverá expediente normal de aulas e trabalho na Universidade Federal do Oeste do Pará. Ao invés disso, a comunidade acadêmica da UFOPA decidiu fazer dessa data um momento de luta, de combate ao regime autoritário do Reitor pro tempore José Seixas Lourenço. A paralisação foi aprovada em Assembléia Geral das 3 categorias (estudantes, professores e técnicos) no dia 05 de maio.
A bandeira central da paralisação do dia 19 é a luta por DEMOCRACIA na UFOPA, o que implica necessariamente a EXTINÇÃO DE TODOS OS PROCESSOS que pesam sobre a comunidade acadêmica. No entanto, além disso, a comunidade acadêmica lutará também pela instalação de órgãos deliberativos colegiados, eleições diretas para Reitoria e Direção dos Institutos e Programas, aprovação democrática do primeiro estatuto da UFOPA, dentre outras pautas.
A paralisação terá início com um ato público em frente ao campus Rondon, às 8:30h. Em seguida, haverá debates sobre vários temas pertinentes à UFOPA, como, p.ex., modelo de gestão e estrutura acadêmico-curricular. Representantes da Comissão Estatuinte se farão presentes para dialogar com as 3 categorias acerca dos temas fundamentais que constarão no primeiro Estatuto da Universidade.
Na hora do almoço, o DCE/UFOPA servirá aos manifestantes um "Sopão", como forma simbólica de protesto à ausência de um Restaurante Universitário na instituição. Ademais, programações culturais servirão como espaço de des
É fundamental que as 3 categorias participem em peso da paralisação. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES e podemos vencer essa luta!
Confira no 'mais informações' a programação do dia 19/05 na UFOPA.
 
PROGRAMAÇÃO
8:30h - ATO PÚBLICO
LOCAL: em frente do Campus Rondon.
Exposição de motivos da paralisação, com intervenções das 3 categorias, recepção e orientação para a programação do dia.

9:30h - GRUPOS DE TRABALHOS (GTs)
GT1: Democracia
Eixos de discussão: PAD’s; Estágio Probatório; Divulgação do E-mail do Ministro e das Bancas Julgadoras dos PAD’s.
GT2: Estrutura Acadêmica da UFOPA
Eixo de discussão: modelo acadêmico, com foco no percurso acadêmico onde se esclareçam pontos obscuros, dando a oportunidade de defesa e crítica.
GT3: Gestão Universitária
Eixos de Discussões: plano diretor; prestação de contas/orçamento; planejamento; e outros.
GT4: Assistência Universitária
Eixo de Discussão: as demandas das categorias quanto RU; moradia, bolsas e outras.

11:30h – SOPÃO, a ser distribuído pelo DCE em protesto à ausência de um Restaurante Universitário na UFOPA.

14h – PROGRAMAÇÃO CULTURAL

14:30h - RETORNO DOS GT’S
Os GT’s retornam para finalizar as discussões e/ou concluir a relatoria.

17h - PLENÁRIA
Uma Assembléia das três categorias, cuja pauta é: leitura da ATA da Assembléia anterior; Relatoria dos GTs; Debates; Encaminhamentos.

20h – ENCERRAMENTO: PROGRAMAÇÃO CULTURAL, com a apresentação de músicos da região.

OBS. TODA A PROGAMAÇÃO SERÁ REALIZADA NO CAMPUS 1, SITUADO NA AV. MARECHAL RONDON.

* Para mais informações: Professora Andrea Rente (9163-7094), Técnico Rui Mayer (2101-3629), Discente Ib Tapajós (9145-3010)

2 comentários:

  1. Impressionante como Estes alunos antes UFPA, agora UFOPA usam a entidade como se fosse apenas da UFOPA. A entidade como sempre, esta sendo usada para promover "rebeliões" IDEOLÓGICAS e simplesmente esquecendo da CLASSE DE ESTUDANTES DE SANTARÉM - UNIÃO DOS ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM (UES).

    Friso de SANTARÉM E NÃO DA UFOPA, apoiar uma manifestação concordo plenamente mas daí usar a entidade como força motora para promover ações unilaterais em beneficio apenas de uma UNIVERSIDADE, putz.

    Desde quando esta diretoria tem direito de usar a entidade como promotora de discussões ÚNICAS?.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, sinto dizer que você, além de covarde por não revelar seu nome, está desinformado.
    O eixo de atuação da UES está longe de se resumir à UFOPA.
    Há 10 dias atrás, p.ex., estivemos participando e contribuindo na organização do Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social que ocorreu no CEULS/ULBRA. Aliás, duas diretoras da UES estiveram na linha de frente da comissão organizadora do referido encontro.
    No começo de abril organizamos um Seminário na UEPA sobre o tema "Saúde pública em foco", em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina. Ainda em abril a UES participou da campanha da chapa "Todas as Vozes" para o DCE/UEPA e, além de obtermos uma vitória eleitoral, conseguimos estreitar os laços com alguns estudantes que, agora, estão articulando a reativação dos seus Centros Acadêmicos.
    Ademais, como mais um exemplo, realizaremos um Seminário com o tema "Democratização da Comunicação" no IESPES. Este evento estava previsto para abril, mas por alguns contratempos tivemos que adiá-lo.
    Enfim, esses são alguns exemplos de atuação no ano de 2011. Poderia citar muitas outras de 2010 para trás, mas minha intenção com este comentário não é fazer um balanço da gestão Tecendo o amanhã..
    Se nossa atuação tem mais peso na UFOPA, é porque nesta instituição o movimento estudantil está num processo de mobilização mais intenso, até por conta da atual conjuntura de repressão por parte da Reitoria Seixas.
    Porém, estamos à disposição para contribuir na luta dos estudantes de qualquer Universidade de Santarém! Para isso basta nos procurar. (Tel. 3063-4183).
    Saudações!

    Ib Sales Tapajós
    Coordenador da UES

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos