quinta-feira, 5 de maio de 2011

Ontem (04/05), estudantes da UEPA e UFPA foram à porta da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) mostrar sua indignação perante o escândalo que vem assolando o legislativo estadual.
Vestidos de fantasmas, em alusão às pessoas que recebiam salários sem trabalhar na instituição, os alunos exigiram a punição e prisão dos envolvidos nos recentes escândalos de corrupção na Assembleia. Os estudantes fizeram, ainda, uma distribuição de pizzas a quem passava no local, para mostrar que não aceitarão que os desvios de recursos públicos terminem em pizza.
Segundo o coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes da UFPA, Rafael Saldanha, o objetivo do protesto é intensificar a pressão sobre os deputados e mostrar a indignação com a “roubalheira” instalada na Alepa. “Isso é uma vergonha para o povo paraense. Pessoas que foram eleitas para legislar a favor da população se aproveitam dessa condição para enriquecer, enquanto o Pará se destaca com o aumento dos índices de pobreza. Quem rouba dinheiro público deve ir para a cadeia e, se preciso for, vamos pressionar diariamente para que isto aconteça”, garante Saldanha. 
O estudante criticou os parlamentares que ainda não assinaram o pedido de CPI feito pelo deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), para investigar a corrupção na ALEPA. “Se eles não querem assinar o pedido, é porque têm medo. Tudo indica que existe ainda muito mais sujeira. Por isso, é preciso investigar e instalar uma CPI imediatamente e não vamos aceitar que tudo isso acabe em pizza. Se for preciso, vamos colocar no poste as fotos dos deputados que não querem assinar o pedido de CPI”, afirma o líder estudantil.
Durante o protesto, os estudantes da UEPA aproveitaram para pressionar por mais verbas para a instituição e concurso público para novos professores efetivos. “Enquanto sofremos cortes em nosso Orçamento, assistimos a mais um escândalo de corrupção, que desvia recursos que poderiam ser investidos em bolsas de pesquisa e extensão, mais professores e verbas para a assistência estudantil. Se tem dinheiro do Estado sobrando para ser roubado na Assembleia, queremos que eles sejam investidos na educação”, defende a coordenadora-geral do DCE da UEPA, Juliana Rodrigues.
De acordo com ela, os estudantes da UEPA e da UFPA não irão descansar enquanto todos os envolvidos na corrupção não forem punidos. “Se eles pensam que se escondendo e reduzindo o número de sessões ordinárias na Assembleia, vão arrefecer nosso ânimo, eles estão enganados. Não vamos deixar mais esse escândalo cair no esquecimento da população e vamos intensificar nossa mobilização”, promete Juliana.

# Fotos e informações extraídos do blog do coletivo de juventude Romper o Dia!

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos