sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Por Mauro Vieira*

24 de novembro de 2011 se tornou um dia histórico para o movimento estudantil do campus da UEPA em Santarém! Com uma enorme participação das 3 categorias, foi escolhida democraticamente como nova coordenadora do campus a Professora Rosineide Bentes, que obteve 235 votos, contra 217 do atual coordenador Prof. Luis Fernando Gouvêa (candidato apoiado pela reitora da UEPA). Nunca houve na UEPA/Santarém uma participação tão expressiva da comunidade acadêmica num pleito eleitoral como desta vez. No total foram 452 votantes, entre técnicos, discentes e docentes - a eleição foi universal, isto é, “uma cabeça um voto”. 
A coordenadora eleita propôs um novo modelo de gestão, mais transparente, democrático e participativo. Com essas propostas e com outras mais objetivas, como a reorganização do colegiado do campus e a busca de parcerias com outras instituições, Rosineide Bentes conquistou a maioria dos votos da comunidade. Durante o dia, foi grande a mobilização de estudantes que apoiavam as candidaturas. Entre os apoiadores de Rosineide, estavam militantes do movimento Juntos!, da Anel e independentes.
No fim, a maioria da comunidade acadêmica da UEPA depositou nas urnas a confiança na candidata que se mostrou como uma alternativa viável. Com seu histórico no movimento estudantil, a assistente social assume o desafio de gerir um campus em que predomina a área da saúde e se compromete em sentar à mesa com as entidades representativas dos discentes (Diretório e Centros Acadêmicos) para debater os rumos da UEPA-Santarém.
Não se sabe quando acontecerá a posse, pois o edital de eleição não divulgou a data. O resultado das eleições que aconteceram em 12 campi da UEPA de todo o Pará ainda deverá passar por aprovação no Conselho Universitário (CONSUN), onde se espera que a Reitora respeite a escolha da maioria e acate nossa decisão!
QUEREMOS UMA UNIVERSIDADE MAIS DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E TRANSPARENTE!!! A vitória foi de TODOS os estudantes!
--------------------
* Mauro Vieira é estudante de Medicina da UEPA-Santarém e militante do Juntos! Juventude em luta.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos