Na última sexta -feira (04/10), foi realizada no campus Rondon a Assembleia Geral dos Estudantes da UFOPA com o objetivo de discutir o processo eleitoral para reitor, indicação dos estudantes que irão compor a comissão eleitoral e discussão do regimento eleitoral.
A categoria estudantil sempre mostrou uma grande capacidade de organização nas principais lutas da universidade. Desde a implantação da UFOPA, em 2009, o movimento estudantil defendeu uma universidade verdadeiramente democrática, com eleições para reitor, coordenadores de institutos e programas.
Na avaliação da categoria, apesar da abertura democrática representar um avanço enorme para a instituição, há a necessidade de garantir um processo transparente. A forma verticalizada como foi construído o regimento eleitoral aprovado pelo CONSUN (Conselho Universitário) mostrou as fragilidades do processo. Neste sentido, foram deliberadas modificações no documento que deverá ser entregue para o CONSUN, bem como fizeram técnicos e professores em suas respectivas Assembleias.
Em relação a composição da comissão eleitoral, foram eleitos os seguintes nomes: Eduardo Henrique (Direito 2010), Drielly Silva (Biologia 2010) e Jéssica Sousa (Direito 2010), sendo os dois primeiros titulares e o último suplente.
Sobre a metodologia de computação dos votos, se paritário ou proporcional, a categorial entende que a proporcionalidade torna secundário o voto e a participação discente. Para se ter ideia, num espaço amostral de 300 professores e 10.000 estudantes, seria necessário 233 estudantes para equiparar o voto de um professor, ou o peso unitário de 0,004% do voto estudantil em relação ao voto docente.
Tendo em vista esse cenário, os estudantes deliberaram pelo voto PARITÁRIO, mostrando a coerência de uma luta histórica pela democratização real da universidade, tornando todas as categorias protagonistas dos rumos da UFOPA.
0 comentários:
Postar um comentário