segunda-feira, 25 de julho de 2011

Por Eduardo Maia*
Uma nova juventude se mostra hoje no Brasil. Neste primeiro semestre de 2011 observamos por todo o mundo que a juventude aparece, toma as ruas e se manifesta, mostra a sua opinião, exige os seus direitos, luta por dias melhores! Na Tunísia, no Egito, na Espanha, na Grécia, no Chile e mais em vários outros locais do mundo podemos claramente observar essa realidade.
No Brasil vemos hoje uma grande brecha se abrindo para que os indignados também se manifestem aqui. A Marcha da Liberdade é um grande exemplo disso, a juventude está disposta a se mobilizar, falta que se estabeleça um diálogo entre os movimentos hoje já organizados e os demais jovens.
No dia 15 de julho surgiu oficialmente uma nova organização – um novo coletivo, não mais só estudantil, mas da juventude como um todo - disposta a lutar junto com os estudantes, disposta a romper com os muros da universidade e ir junto ensinar e, principalmente, aprender com todos os jovens que hoje não têm condições de entrar nas universidades, quebrando assim com o paradigma do estudante universitário, que na maioria das vezes tende a se enclausurar dentro dos muros da universidade, “os muros da sabedoria”, ignorando todo e qualquer conhecimento que venha dos outros setores da sociedade que não possuam algum título de qualificação.
O Juntos! Juventude em luta vem para mudar isso, vem para aprender com a juventude da periferia ao mesmo que socializa conhecimento. O nosso objetivo é somar. Não trazemos as respostas prontas para todos os problemas, mas trazemos conosco a curiosidade de quem quer descobrir o que fazer, a vontade de quem quer debater sobre as possíveis soluções e o vigor de quem quer lutar contra todas as injustiças que assolam a nossa sociedade, e estamos dispostos sempre a dialogar, sendo essa a nossa grande marca.
Nos dias 13 a 17 de julho participamos do maior encontro estudantil nacional, o Congresso da União Nacional dos Estudantes. Intervimos nesse espaço com o objetivo de fazer oposição a uma diretoria que se entrega aos desmandos do governo federal. Conscientização foi a palavra chave para Oposição de Esquerda, dentro desse encontro. Trazer para o debate temas de grande importância foi a grande missão que tivemos, e saímos desse fórum com um saldo positivo, pois quem pôde participar do CONUNE viu que em todos os locais, em todos os momentos, nos corredores, nas plenárias, nas praças, lá estávamos nós para tentar construir o debate, para falar dos assuntos polêmicos que a UJS e a Kizomba - por serem, respectivamente, campos do PC do B e do PT/DS - têm medo de tratar. Falamos do Código Florestal, falamos dos ex ministros Palocci (Casa Civil) e Nascimento (Transportes), que se envolveram, claramente, em um sistema de corrupção, falamos sem medo de Belo Monte, nos posicionando contra esse projeto que só trará mais destruição e morte.
Tocando nos temas mais polêmicos que levamos ao CONUNE, pudemos observar claramente que os coletivos da direita da entidade estavam extremamente frágeis, débeis diante da sua própria base, pois os mesmos não conseguiam estabelecer uma resposta coerente para dar à juventude, e quando se cantava: “Aldo Rebelo, ex comunista, se vendeu pra bancada ruralista”; víamos a UJS (coletivo ligado ao PC do B, partido do Deputado Aldo Rebelo) calada, e os seus próprios militantes confusos, sem saber o que falar.  
Esse foi o grande emblema do 52° CONUNE, uma oposição qualificada, tendo cada um dos seus mais de 1000 militantes construídos através do mais valoroso debate com a base estudantil, de um lado, e de outro um conglomerado de pessoas despolitizadas e sem saber como se explicarem para os estudantes sobre algumas linhas políticas tomadas.
Durante esse período não foram poucos os golpes que a direção da entidade deu nos Setores da Oposição de Esquerda. Nós do Juntos! durante dois dias consecutivos ficamos impedidos, por várias horas, de entrarmos no nosso alojamento, tendo que ficar no frio, mas nada que tenha abalado os ânimos dos grandes e valorosos lutadores que temos, pois isso só aumentou a indignação do coletivo que se apresentava como a maior bancada da Oposição de Esquerda, com mais de 300 membros.
Este CONUNE também se mostra como reflexo das lutas que a juventude vem travando dentro das suas universidades, no seu dia a dia, pois a bancada da Oposição de Esquerda alcançou uma marca histórica, conseguiu reunir mais de 1000 estudantes (dentre os quais, cerca de 600 delegados), mostrando que dias melhores estão vindo sim! Que os ventos que hoje sopram com força no Chile estão começando a soprar definitivamente no Brasil!
Passado esse encontro, voltamos mais fortes, voltamos revigorados por saber que a proposta do Juntos! é necessária. Vendo atitudes como as que a diretoria majoritária da UNE toma, de boicotar mobilizações democráticas e ameaçar coletivos de serem expulsos dos alojamentos, só mostram que os tempos de repressão da ditadura não se foram, de fato, mas apenas mudaram de máscara, hoje têm uma aparência democrática. Mas não podemos perder de vista que essas atitudes são reflexo de um grupo que hoje se encontra acuado, vendo o crescimento da Oposição de Esquerda, sabendo que a Oposição hoje constrói as lutas dentro dos principais DCE’s do Brasil.
Nossa tarefa é realmente árdua. Como um amigo diz: nosso trabalho é um “trabalho de formiguinhas”; formiguinhas que constroem uma grande estrutura através do árduo trabalho diário e em grupo. Diante disso, convidamos a todos para o debate, para que todos e todas mostrem os seus pontos de vista, de modo a enriquecer a nossa construção política. E por último, e tão importante quanto, convido a todos a virem construir as lutas conosco, com o Juntos!, no debate, nas praças, nas ruas.
Vamos à vitória, camaradas!
-----------------------------
* Eduardo Maia é estudante de Direito da UFOPA e militante do Coletivo Juntos! Juventude em luta.

2 comentários:

  1. como posso participar do Coletivo JUNTOS!?

    sou estudante da UVA em Sobral/CE e gostei muito do que o coletio apresentou no 52° CONUNE, pois estive lá e pude observar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jberkson,
    Fico feliz em saber que a proposta do Juntos! lhe agradou. A idéia do coletivo é justamente essa: reunir cada vez mais jovens no Brasil inteiro, na perspectiva de construção de uma nova educação e de uma nova sociedade.
    Ainda não temos um núcleo do Juntos! no Ceará, mas isso não lhe impede de estar participando do coletivo (mesmo que inicialmente seja por meios alternativos, como a internet..)
    De qualquer forma, podemos manter contato. Meu email é ibtapajos@hotmail.com. Entre em contato, que eu posso lhe encaminhar mais informações sobre a política do Juntos.
    Visite o blog também: http://juntos.org.br/
    Saudações!

    ResponderExcluir

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos