sábado, 16 de abril de 2011

Iniciam no dia 15 de maio de 2011 as atividades da Rede Emancipa - Movimento Social de Cursinhos Populares - na cidade de Belém/PA. Professores, estudantes, ativistas políticos e militantes do coletivo Romper o Dia! são os responsáveis pela organização do Cursinho Popular em Belém, que se desenvolverá na Escola Amilcar Alves Tupiassu, no bairro da Cremação.
A Rede Emancipa é um movimento social de cursinhos pré-universitários populares que luta pelo direito à universidade para todos, principalmente para o estudante da escola pública. Fundada na cidade de São Paulo em 2007, a Rede já conta com doze cursinhos no estado de São Paulo e vem inaugurando unidades em Porto Alegre (RS), Distrito Federal e Belém (PA), proporcionando mais de 1300 vagas para alunos de baixa renda.
Com uma equipe de mais de 150 professores e coordenadores, a Rede Emancipa atua com um projeto político-pedagógico que vai além do ensino para o vestibular. "Trabalhamos com o potencial emancipador da educação, do que está presente no cotidiano e na vida do estudante, e para ampliar e diversificar seu universo cultural. O cursinho é local onde os alunos compartilham e constroem conhecimentos que enriquecem suas visões de mundo e os instigam a serem sujeitos sociais ativos e criativos na sociedade" - afirmam os seus organizadores.
Dessa forma, o foco principal do movimento de cursinhos populares é a luta por uma verdadeira democratização do acesso à universidade e por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Já há um grupo de professores interessados em construir a Rede Emancipa em Santarém/PA, de modo a proporcionar à juventude das periferias melhores condições para ingressar nas Universidades instaladas na cidade.
Entre em contato com o grupo e contribua com essa idéia.
- Maike Vieira: maikevieira@hotmail.com
- José Kennedy: jknapaz@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Templates | NewBloggerThemes.com
Com personalização feita por Ronilson Santos